Estratégias de Terapia Cognitivo-Comportamental
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Descrição
A terapia cognitivo-comportamental (TCC), um sistema de tratamento que envolve o foco no pensamento e sua influência no comportamento e nos sentimentos, é uma das abordagens dominantes à psicoterapia. CBT é baseado em um modelo de psicopatologia que enfatiza o papel das crenças disfuncionais e cognições situacionais e sua influência sobre os resultados emocionais e comportamentais, que por sua vez reforçar crenças negativas e padrões de pensamento.
Estratégias de Terapia Cognitivo-Comportamental ilustra vários aspectos do sistema de psicoterapia da TCC, incluindo as condições de ajuste (por exemplo, a relação de terapia), os parâmetros em torno das técnicas e as próprias técnicas.
Usando vinhetas selecionadas de sessões de terapia real, Keith S. Dobson explora as principais técnicas utilizadas na terapia cognitivo-comportamental, incluindo o desenvolvimento de uma aliança terapêutica, conceitualização de casos, psicoeducação, atribuição de trabalhos de casa e avaliação de pensamentos automáticos.
Sobre o terapeuta
Keith S. Dobson, PhD, é professor de psicologia clínica na Universidade de Calgary. Serviu em vários papéis lá, including o diretor passado da psicologia clínica e coleader do programa da pesquisa da depressão do instituto do cérebro de Hotchkiss, e atual chefe da psicologia. Sua pesquisa tem se concentrado tanto em modelos cognitivos e mecanismos na depressão e no tratamento da depressão, particularmente usando terapias cognitivo-comportamentais.
A pesquisa do Dr. Dobson resultou em mais de 150 artigos e capítulos publicados, nove livros e inúmeras conferências e apresentações de workshops em muitos países. Os livros recentes incluem Prevenção de Ansiedade e Depressão (Dozois Dobson, 2004), Fatores de Risco para Depressão (Dobson Dozois, 2008), Prática Baseada em Evidências de Terapia Cognitivo-Comportamental (Dobson Dobson, 2009) e o Manual de Terapia Cognitivo-Comportamental , 3 ª Edição (Dobson, 2010).
Além de sua pesquisa em depressão, ele escreveu sobre desenvolvimentos em psicologia profissional e ética, e tem sido ativamente envolvido na psicologia organizada no Canadá, incluindo um mandato como presidente da Canadian Psychological Association. Ele foi membro da Universidade de Calgary Research Ethics Board por muitos anos, e é presidente da Academia de Terapia Cognitiva, bem como o presidente da Associação Internacional de Psicoterapia Cognitiva.
Entre outros prêmios, ele recebeu o Prêmio da Associação Psicológica Canadense por Contribuições Distinguidas à Profissão de Psicologia.
Leituras Sugeridas
Alford, B. A. Beck, A. T. (1997). O poder integrador da terapia cognitiva. Nova Iorque, NY: Guilford.
Antony, M. Ledley, R. Heimberg, R. (Eds.). (2005). Melhorar os resultados e prevenir a recaída na terapia cognitivo-comportamental. Nova Iorque, NY: Guilford.
Beck, A. T. Rush, A. J. Shaw, B. F. Emery, G. (1979). Terapia cognitiva da depressão. Nova Iorque, NY: Guilford.
Beck, J. S. (1995). Terapia cognitiva: noções básicas e além. Nova Iorque, NY: Guilford.
Dobson, D. J. A. Dobson, K. S. (2009). Prática baseada na evidência de terapia cognitivo-comportamental. Nova Iorque, NY: Guilford.
Dobson, K. S. (Ed.). (2010). Manual de terapias cognitivo-comportamentais (3ª Edição). Nova Iorque, NY: Guilford.
Hays, P. Iwamasa, G. (Eds.) (2006). Terapia cognitivo-comportamental culturalmente responsiva: Avaliação, prática e supervisão. Washington, DC: American Psychological Association Press.
Ledley, D. R. Marx, P. Heimberg, R. G. (2005). Tornar a terapia cognitivo-comportamental funcionando: Processo clínico para novos praticantes. Nova Iorque, NY: Guilford.
Persons, J. B. (1989). Terapia cognitiva na prática: uma abordagem de formulação de casos. Nova Iorque, NY: Norton.
Wright, J. Basco, M. R. Thase, M. (2005). Aprendizagem terapia cognitivo-comportamental: Um guia ilustrado. Arlington, VA: Publicação Psiquiátrica Americana.
Vídeos APA
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